OPINIÃO




ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ao longo dos anos o Sistema político no Brasil vem se aperfeiçoando de forma lenta e insatisfatória diante dos anseios da sociedade. vários sistemas e regimes políticos foram implantados no país de forma indireta ou até mesmo direta como nos dias atuais. O que ocorre é que a "organização pública" não está correspondendo as expectativas da população como um todo; devido a prioridade de interesses individuais de um determinado grupo ou partido político que estão acima dos interesses da população. No decorrer dos anos, de acardo com os fatos históricos e os da atualidade é notório e público que o sistema publico no Brasil está falido. Em contra partida, vem a população vítima dos atos irresponsáveis da grande maioria dos políticos. O Brasil é um país corrupto por natureza própria! Se você não é corrupto, o sistema lhe corrompe! Creio que todos tem conhecimento dos inúmeros atos de corrupção que foram descobertos e com seus responsáveis "punidos". Entretanto, o que venho expor através deste artigo é uma grande ideia que parece ser absurda mas creio que seja a única solução para o país. Trata-se da Administração publica-privada, ou seja em vez de um gestor público (prefeito, governador, presidente) seria licitada uma empresa privada com especialistas mestrados em administração pública. E como funcionaria? É simples! Iremos analisar um teste em uma cidade onde entra e sai prefeitos corruptos e insanos causando o caus na vida dos cidadãos. 
1- Justiça Eleitoral  - encarregada de fazer o processo licitatório para a contratação da empresa gestora e fiscalizar administrativamente.
2- Tribunal de Contas - encarregado de fiscalizar mensalmente as contas prestadas pelos gestores
3- Justiça do trabalho - encarregada de fiscalizar as situações dos funcionário e tudo com relação ao meio de trabalho

GESTOR -----> DIRETORES (secretarias)  =  FUNC. PRIVADOS
GERENTES ----> COORDENADORES -----> FUNCIONÁRIOS =  FUNC. PÚBLICOS

As empresas eram obrigadas a atuarem de forma coerente e eficaz; para isso elas seria remuneradas de acordo com o processo licitatório. Caso dê certo em uma cidade, o processo se estenderia as demais e ate mesmo nos estados e na própria presidência. Na minha concepção tudo isso é uma utopia, mas se formos analisar a situação do Brasil de ontem e de hoje ainda continuamos na mesma hipocrisia de que o Brasil é um país de todos! Só balela! Tipo: Royalties, não é de todos!

_________________________________________________

Traíção
A longo dos séculos sempre nos deparamos com casos na historia em que a traição foi o alvo de inúmeras guerras, quedas de impérios e até mesmo a destruição de famílias. Um dos exemplos mais comuns é o da traição de Judas perante a Jesus cristo. Por que será que as pessoas traem?! Será um mal necessário?! Por que será que são as pessoas que mais amamos que cometem este ato?! Será a inveja do sucesso do próximo?!
Tem certos segredos que devemos mantê-los longe do conhecimento dos outros, somos seres inferiores incapazes de manter algo do mais simples ao mais extremo em sigilo total. Por que será que temos a necessidade de compartilhar nossos segredos com alguém?!
 Muitas vezes para se conquistar algo se passo por cima de quem esteja em nossa frente. Geralmente, pessoas que estão próximas da gente, que sabem de tudo sobre nossa vida é que comentem a tal da traição. Portanto, para você leitor entender melhor o que eu quero transmitir veja esta frase de um autor famoso, que inclusive é a segunda lei postada neste blog: “Cautela com os amigos - eles o trairão mais rapidamente, pois são com mais facilidade levados à inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos" (Greene, Robert). Quando nos sentimos traídos vem junto um sentimento de perda, raiva, descepção, em fim, ficamos furiosos com tal situação. Mas lembre-se, nimguem é traído pelo inimigo, e sim por auqle grande amigo. Sim! Aquele que você já fez ou faria tudo pra que ele se sentisse melhor do que você.
Quando se conhece seus inimigos fica melhor de elaborar estratégias para nos defender e até mesmo atacar. Agora, quando não sabemos que o nosso pior inimigo esta sempre conosco e sabe de tudo sobre nossas vidas, muitas vezes quando percebemos é tarde demais. Portanto, CAUTELA COM OS AMIGOS!
__________________________________________________________
O CRIME!
Sempre que ligamos a TV e colocamos nos noticiários, nos deparamos com notícias sobre o narco-tráfico no Rio de Janeiro. Este assunto sempre vem a tona envolvento confrontos da polícia com os traficantes. Na situação que se encontra o Rio hoje, se dá pela falta de compromisso do Estado com a população. Entretanto, quem rasgou a constituíção não foram os traficantes, e sim os políticos que sempre fecharam os olhos para o domínio do poder paralelo. Será por que?!
 Muintas interrogações surgem com relação ao comodismo do estado perante ao tráfico no RJ... Até hoje não entendo como o Estado não impõe uma força, onde promova a exoneração do poder dos criminosos numa cidade como o Rio. Vou dar várias sugestões:
 1- Contratação de policiáis militares.
 2-Treinamento com táticas de guerrilha dos militares com o exercito.
 3- A imposição do exercito permanente nos terrítórios em poder dos traficantes.
4- A construção de novas casas populares em subtituição das favelas principalmente nos morros.
5- A implantação de clinicas internatórias para viciados em drogas.

Portanto, tem inumeras, opções em que o estado possa atuar para inibir o poder dos traficantes, contratando mais policiais com um intenso treinamento se preciso com o exercito e com salários dignos. O exercito brasileiro está muito comodista, caso tenha uma guerra, não temos nenhuma experiência com nossos homens em campo de batalha, seria uma boa colocar o exercito para fazer a sua parte que é proteger não só a união e sim a população como um todo, seja ela no RJ contra ao crime ou no PI contra a seca. Com realção a construção de novas casas era uma forma de eliminar pontos estratégicos e esconderijos dos traficantes, e a total substituíção das favelas por bairros descentes, onde as pessoas possam viver melhor. è só uma questão de querer... A não ser que tenha algo ou interesse do estado em questão?!

____________________________________
'ALGODÕES'
Sempre que se falar em POLÌTICA no Piauí, devemos lembrar do acontecimento em 'ALGODÕES, várias famílias perderam suas casas e entes queridos por causa da irresponsabilidade de governantes, que só estão preocupados na sua reeleição. Antes de votar nessas eleições e nas posteriores vejam esta reportagem publicada no Portal 180grausClique aqui!.Vamos dar uma resposta a esses políticos corruptos e Impiedosos com sofrimento dessas vítimas e ao desrespeito com a população do Piauí.
____________________________________________________________________


O TEMPO   
O que mais surpreende é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por nao viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."(Dalai Lama)Dizem alguns sábios que o que temos de mais valor nessa vida é o tempo... eu acredito que seja a própria vida e depois o tempo. Precisamos ter conciência do verdadeiro sentido da vida, que é vivê-la intensamente e usufruir do presente como se fosse o último dia de sua vida! Porque o que o passado não existe mais e o futuro... não conhecemos. O presente sim, é nele que estamos de fato, vivos! Não percamos nosso tempo tentando acumular riquezas materiais sendo que estamos esquecendo do nosso principal objetivo que é a riqueza espiritual. Como dizia um autor: "O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim". Portanto, Em primeiro lugar está a sua vida, o seu bem estar, depois os seus objetivos, mas desde que estejamos bem! Porque tudo passa, na vida tudo é passageiro! Inclusive nós.... pois nada melhor do q um dia após o outro.... Na realidade não somos dono de nada... quando morremos não levamos nada....Nem de nossa almas somos donos! mas o q vivemos carregamos conosco. Isso nem mesmo deus pode nos tirar! Graças a deus aprendi isso rápido, logo a tempo de poder mudar no sentido de dar valor a cada dia vivido e não ficar afogado em penas ou preoculpações devido a algum fracasso ou ao sucesso alheio. Gostaria que as pessoas percebessem isso... pois viveríamos melhor! ______________________________________________________

O DINHEIRO 
Atualmente vivemos no mundo globalizado onde quem o domina é um sistema econômico selvagem denominado de CAPITALISMO... “A QUESTÃO DO TER”. Nele esquecemos nossos valores que aprendemos com nossos antepassados, onde tudo está sendo substituído pelo dinheiro. O amor, por exemplo, um sentimento forte capaz de tudo, e que, está sendo consumido pela ambição do capitalismo. O dinheiro vem nos trazendo á infelicidade e a ganância de querermos sempre mais, seja de qualquer forma, pondo de lado um valor de gerações e gerações que é a honestidade. Esquecemos do próximo, da família, dos amigos, tudo por uma questão capitalista fervorosa e que nos consome de forma a nos deixar cegos pelo dinheiro. Como se o dinheiro fosse tudo nessa vida. Tem um ditado que se diz: “VOCÊ É O QUE VOCÊ TEM”, vejam só até que ponto chegamos. E o pior que essa riqueza toda é concentrada nas mãos de uma minoria irrelevante da população mundial, sendo que os miseráveis são em grande maioria. A maioria se sente explorada e não é vista como gente descente por parte da minoria e é porque quem garante a riqueza do mundo é a classe castigada e discriminada da sociedade que são os pobres. Pois bem, vamos enxergar o fato bem adiante, A tendência é a concentração da riqueza sempre crescer eternamente nas mãos da minoria e a pobreza crescendo assustadoramente, que é a maioria. Portanto, vamos enxergar o fato bem mais além com os fatos que existem hoje, por causa do dinheiro se rouba, mente, mata etc. Nos noticiários, guerras onde morrem milhares de pessoas, famílias são destruídas pela matança por posses entre os familiares e até mesmo entre filhos e pais, em fim por questões banais se mata e o dinheiro decide quem vive e morre. E os miseráveis continuam crescendo assustadoramente vai chegar o tempo, que não esta distante, onde a população de miseráveis vai se revoltar com tanta fúria devido a desigualdade e a humilhação que promoverá uma rebelião contra esse capitalismo impiedoso que não haverá força armada no mundo que a impeça. Para isso darei o nome “REVERSÃOSOCIAL”. ______________________________________________________
 
A POLÍTICA
 Desta vez, vamos comentar de um tema bastante discutido, que é a política atual focando com exclusividade a do nosso país. Como todos sabem, a política atual vem ganhando índices de aprovação por parte da população. Será por quê?! Vamos tentar descobrir. Os políticos de hoje vem utilizando uma espécie de “Política de Dona Armênia”, ou seja, dar uma bolsa aqui, um vale ali, uma sexta básica acolá para população pobre. Povo satisfeito, meu sucessor eleito. Recentemente, fomos noticiados em todos os jornais do mundo com o envolvimento do Brasil no enriquecimento de urânio pelo Irã. Com tantos problemas internos que o Brasil possui; o que temos a ver com uma briga entre o Irã e a ONU?!  Por que não gastamos nossas energias e discussões com nossos problemas internos, que são inúmeros?!A nossa política internacional está perfeita, a imagem do Brasil, apesar de ser chamado de “inoscente” por grande lideres mundiais, está consideravelmente relevante no decorrer dos últimos anos. Conquistamos prêmios internacionais, sediaremos a COPA DO MUNDO em 2014 e as OLIMPÍADAS de 2016. Opa! Espera aí! Com essa brincadeira, serão gastos bilhões e bilhões de reais. Gente! Acordamos! O que é que adianta termos uma boa impressão lá fora, se internamente vários problemas sociais vêem consumindo a nossa sociedade?! No entanto, nossa política atual vive preocupada em assuntos internacionais. O dinheiro que vai ser investido nesses dois eventos, era pra ser investido em educação e na saúde. Educação profissionalizante para jovens e adultos com direti a estágio remunerado. Na saúde, instalando em cada cidade que sediará a copa do mundo em vez de estádios, hospitais e contratação de mais colaboradores pagando um salário digno. E nas cidades que serão construídas as vilas olímpicas, deveriam ser erguidas Clínicas de Recuperação de Viciados em Drogas. Inúmeras famílias estão sendo consumidas por este mal, e a política atual focada em promover a paz no oriente; se nem Busch, Alá e Maomé conseguiram.
Gente é sonhar demais!